O longa, é mais uma obra da mente visionária de John Hughes, um cara que fez história e deixou sua marca no cinema mundial, criando filmes com estilo, identidade e falando abertamente com os jovens dos anos 80. Seus filmes se tornaram atemporais e verdadeiras obras-primas do cinema nos gêneros High School e família. Tom Jacobson foi o produtor do longa junto com Hughes, que também escreveu e dirigiu "Curtindo a Vida Adoidado" ou "Ferris Bueller's Day Off". O filme teve um orçamento de US$ 6 milhões e conseguiu atingir a marca de US$ 70 milhões no total arrecadado, sendo a décima maior bilheteria de 1986. Além de ser lembrado até hoje pela trilha sonora de Ira Newborn.

Na história, o jovem Ferris Bueller resolve tirar um dia de folga da escola, mentindo para seus pais e dizendo que está doente. Ao ver que os pais caíram na mentira, ele chama o melhor amigo e a namorada para aproveitarem o dia no centro da cidade. Mas o que ele não sabe é que sua irmã está decidida a entregá-lo aos pais e ao diretor da escola. Se conseguir chegar em casa até às 5pm, Ferris não será desmascarado.
O elenco tem Matthew Broderick interpretando Ferris Bueller; Alan Ruck é Cameron, o melhor amigo de Ferris; Mia Sara é Sloane, a namorada de Ferris; Jeffrey Jones é o diretor Ed Rooney; Jennifer Grey é a irmã de Ferris, Jeanie Bueller; Cindy Pickett é Katie Bueller, mãe de Ferris; e Lyman Ward é o pai de Ferris, Tom Bueller; Edie McClurg é a secretária escolar Grace.
O QUE EU ACHEI? (CRÍTICA).
Muitas pessoas gostam desse filme e o assistiram milhares de vezes em reprises na tv? Apesar de alegre, o filme é cheio de camadas, com uma mais profunda que a outra e com visões de diversos pontos de vista e posicionamentos.
Curtindo a Vida Adoidado é extremante original e vanguardista; ele rompe a quarta parede e conversa diretamente com quem está assistindo. Ferris nos explica seu ponto de vista como um jeito de levar a vida, um tipo de filosofia Bueller segundo o qual se deve aproveitar cada momento e oportunidade para se divertir. Ele também tem uma linguagem bem específica da época, quando a MTV ditava a moda e a língua que os jovens iriam falar, mas não de uma maneira autoritária; era quase que uma utopia jovem para os adolescentes de 1986.
A essência do filme e sua mensagem são bem claras desde o começo: "aproveite a sua vida". Isso é fácil de entender. Só que imagine você com a vida de Ferris Bueller: uma boa casa, sem problemas financeiros, com uma vida "mansa"... assim é muito simples aproveitar a vida. Mesmo que ele fosse à escola todos os dias, ainda sim poderia ter oportunidade de aproveitar a vida. Mas Ferris é um burguês, um boêmio da boa vida; ele se aproveita das pessoas como pode e como bem entende para conseguir o que quer, e ele consegue o tempo todo, como se fosse algum tipo ser mitológico que fizesse as coisas se realizarem como deseja.
* * * ALERTA DE SPOILER * * *
O contraponto dessa cena acontece quase que em seguida, quando Cameron está catatônico, sentado em uma cadeira perto da piscina, e se joga no fundo como se quisesse se matar. A seguir Ferris, se joga na piscina para salvá-lo e Cameron demonstra que foi só uma brincadeira. Aí percebemos a verdade sobre Ferris: ele se aproveita das pessoas o tempo todo, mas quando Cameron se aproveitou dele, ele se sentiu quase que traído por saber que havia sido enganado. Só que não há como redimir Ferris; ele continua sendo uma garoto mimado que tem tudo o que quer.
* * * FIM DO SPOILER * * *
Cameron e Ferris, são melhores amigos desde a quinta série, ou seja, eles já se conhecem há um bom tempo, tempo suficiente para saberem que nem eles nem suas famílias são "normais". Cameron lida com um pai autoritário e abusivo, e também com uma mãe ausente e fútil, e ambos não lhe dão atenção. Isso é facilmente visto quando Cameron está doente e sozinho em casa, enquanto seus pais foram viajar. Sua única família na verdade é seu melhor amigo Ferris Bueller. Cameron parece ser a única pessoa com quem Ferris realmente se importa, o que não impede que Bueller se aproveite dele. Sloane, a namorada de Ferris mais parece um objeto de cena para fazer Ferris mais hétero e persuadir o público para não pensar em um bromance entre Ferris e Cameron, que são o verdadeiro casal da história. Mia Sara é seca em sua atuação e muitas vezes usada só como uma garota bonita, sem drama nem preocupações, diferente de todos os outros personagens que têm um propósito dentro do filme.
O que fez esse filme se tornar um clássico foi o fato dele falar diretamente com o telespectador com ou sem a quarta parede sobre um dia de folga como uma utopia particular da mente de cada um em que a única coisa que vale é "curtir a vida adoidado".
NOTA: ★★★★★★★★☆☆ 8 ESTRELAS.
VEJA ABAIXO O TRAILER DO FILME:
Comentários
Postar um comentário