Do livro para o cinema. O Tigre e o Dragão se tornou a maior surpresa cinematográfica do ano. O longa caiu no gosto do ocidente conquistando o público e a crítica, que só deu elogios ao filme de 2000. Mesmo nos dias de hoje o filme ainda tem uma narrativa atual e chama a atenção com sua arte e beleza proporcionadas por alguns pontos turísticos da Ásia.
O Tigre e o Dragão é a adaptação do livro de mesmo nome. A história é a quarta de uma pentalogia. A saga ficou conhecida como Crane-Iron, e foi escrita entre 1938-1942, por Wang Baoxiang sob o pseudônimo Wang Du Lu. Os livros são:
Parte I - Dancing Crane and Singing Luan.
Parte II - Precious Sword, Gold Hairpin.
Parte III - Sword Force, Pearl Shine.
Parte IV - Crouching Tiger, Hidden Dragon.
Parte V - Iron Knight, Silver Vase.
O quarto livro da pentalogia se tornou o mais conhecido, enquanto os outros nem se quer chegaram a ser publicados em outras línguas. A parte IV da saga se chama Wo Hu Cang Long, que significa Dragão Escondido Do Tigre Agachado. Esse título é uma menção a um antigo poema chinês de Yu Xin (513-581). Esse poema tem múltiplos significados na cultura chinesa, tanto por sua escrita quanto por sua simbologia, mas pela a história do livro, o motivo que melhor se encaixa é que esse título se refere "a algo que está oculto ou não pode ser visto com clareza, dando significado a segredo que escondemos da sociedade, como emoções, ideias, desejos e comportamentos". E isso fica bem claro ao conhecer as três protagonistas do livro.
A história se passa na China da dinastia Quin, século XIX. Li Mu Bai é um espadachin que está prestes a se aposentar. ele é apaixonado por Yu Shu Lien, que era noiva de seu falecido irmão. Li Mu Bai pede a Yu Shun para levar a espada lendária "Destino Verde" para seu amigo Sir Te, em Pequim para mante-la em segurança. Ao chegar na casa de Sir Te, Yu Shu Lien conhece a jovem Yu Jialong (Jen), que é a filha de um poderoso governador. Jen está prestes a se casar com um rapaz que seu pai arranjou para ela. Ao deixar a espada aos cuidados do Sir Te, uma noite a "destino Verde" é roubada da casa. Yu Shu persegue o ladrão e luta com ele, assim percebe que o ladrão pode ser Jade Fox, uma mulher foragida da justiça por vários assassinatos, entre eles o do mestre de Li Mu Bai. Nesse momento Yu Shu se sente culpada por não ter conseguido recuperar a espada, e decide que é uma questão de honra recupera-la para Sir Te e Li Mu Bai.
No elenco Chow Yun-Fat é Li Mu Bai; Michelle Yeoh é Yu Shu Lien; Zhang Ziyi é Yu Jialong (Jen); Cheng Pei-Pei é Jade Fox.
O QUE EU ACHEI ? (CRÍTICA).
Demorei muito para entender esse filme. Quando o vi pela primeira vez, eu era muito novo e não entendi direito qual era a mensagem do filme, além disso o filme é todo em mandarim, coisa bem incomum até hoje. Visualmente ele era muito atraente, e continha cenas muito bonitas e bem feitas para um filme não americano. Mas hoje, mais de 20 anos depois, eu revi esse filme e entendi a mensagem oculta para mim quando criança.
EXPLICANDO O TÍTULO
A grande questão do filme, para todas as pessoas que o assistem é... quem é o tigre e quem é o dragão dentro daquela história, para entender isso eu tive que fazer muita pesquisa para decifrar esse enigma e escrever sobre esse longa.
Como disse antes O Tigre e o Dragão é inspirado em uma poesia chinesa do século VI. O trecho da poesia que o livro usou como referência para seu título foi:
"Atrás da rocha no escuro, provavelmente esconde um tigre e o gigante em espiral a raiz se assemelha a um dragão agachado".
Outro detalhe é que, o namorado de Yu Jialong, que é conhecido como "Dark Cloud"(Nuvem Negra), se chama Xiao Hu. O final do nome dos dois fazem referencias a "Long" e "Hu", respectivamente "Dragão" e "Tigre" que são os animais de inspiração para o nome do livro segundo a poesia.
Mas o ponto mais importante para explicar com clareza o título do filme/livro é esse que vou lhes falar agora. O tigre e o dragão são criaturas completamente diferentes mas complementares entre si segundo a teoria taoísta. Os dois representam os princípios do Tai Ji (termo chinês que fala sobre a dualidade e originou Yin e Yang). A partir daí podemos abordar o significado dos dois seres. O tigre é o Yin e o dragão é o Yang.
A partir desses pontos podemos aplicar isso na história do filme. Yu Jialong é o tigre por ser jovem e usar métodos agressivos e territorialistas; Jade Fox é o dragão por ser mais velha e ter cautela ao se movimentar com suas estratégias; e Yu Shu Lien é o equilíbrio por estar entre as idades de Yu e Jade Fox, e também por ser precipitada mas sábia. Além disso todas elas tem segredos e parecem ser uma coisa que não são.
* * * ALERTA DE SPOILER * * *
Para a sociedade, Yu Shu toma conta dos negócios do pai em respeito a ele, só que na verdade, ela está tomando partido e conseguindo posição social sendo uma mulher sem marido. Além disso, ela se faz respeitar mesmo estando solteira, coisa que não era bem vista pela sociedade daquele lugar, mas no caso dela, isso não gerava comentários. Ela também esconde a paixão por seu ex-cunhado, Li Mu Bai, e não revela seus sentimentos a ele por medo de sofrer represálias da sociedade daquele lugar.
* * * FIM DO SPOILER * * *
Agora que já expliquei o título posso disser que o significado dele ainda é simbólico perto do que o filme fala de verdade, e é sobre feminismo e o lugar da mulher naquela época. As três protagonistas representam temas diferentes de repressão vividos por mulheres daquela época, mas mesmo assim as três ainda vivem sobre a representação de figuras masculinas com a sombra de homens que passaram por suas vidas.
* * * ALERTA DE SPOILER * * *
Yu Shu Lien sempre foi apaixonada por Li Mu Bai e ele por ela, mas os dois nunca falaram sobre esse sentimento para os outros. Sem saber de nada, o irmão de Li Mu Bai pede a mão de Yu Shu Lien para o pai dela, que não negam pedido. O irmão de Li Mu Bai morre em combate durante uma guerra, deixando Yu Shu Lien solteira e viúva sem nem ter tido um compromisso físico com o irmão de Li. Ao ter a oportunidade de seguir a vida com Yu Shu, Li Mu Bai não sela o compromisso com ela por respeito a memória de seu falecido irmão, e decide guardar seus sentimentos por Yu Shu em silêncio. Yu Shu não se declara a Li Mu Bai por medo de ser censurada por ele e decide guardar o que sente também. Yu Shu administra os negócios deixados pela pai muito bem, até mesmo melhor que o falecido, e isso não é reconhecido como um mérito dela por ser mulher, segundo Sir Te, ela está apenas honrando a memória do pai.
* * * FIM DO SPOILER * * *
Esse icônico filme segue sendo o primeiro em lígua estrangeira a ultrapassar a marca de US$ 100 milhões em bilheteria e ainda é um filme extremamente atual, apesar de ter uma cartaz com um homem na capa esse é um filme sobre mulheres e as lutas são metáforas para desafios que as mulheres enfrentam.
NOTA: ★★★★★★★★★★ 10 ESTRELAS.
VEJA O TRAILER DO FILME ABAIXO:
Comentários
Postar um comentário