Riquinho foi criado pelos nova-iorquinos Warren Kremer e Alfred Harvey. Alfred foi o fundador da Harvey Comics, que fez a alegria de pequenos leitores de 1941 a 1994 quando foi comprada pela Universal. A primeira aparição do garoto foi em 1953 na revista chamada Little Dot, ou Brotoeja como ficou conhecida no Brasil.
Em 1980 Riquinho ganhou uma série animada produzida pela Hanna-Barbera que recebeu o mesmo nome. A série teve 4 temporadas com 13 episódios por temporada, um total de 41 episódios nos seus 4 anos de exibição. Seus episódios tinham seguimentos de 12, 7 ou 4 minutos, divididos nos 30 minutos de cada episódio, totalizando 103 seguimentos. Seguimentos são aqueles desenhos que tem mais de uma histórias dentro de seus episódios.
Riquinho Rico é o garoto mais rico do mundo e apesar de todo o dinheiro e bens ele não tem nenhum amigo para brincar com ele. Ao sofrer um atentado seus pais Richard e Regina Rico sofrem um acidente de avião e ficam perdidos no mar. Ao saber disso e ficar sem os pais, Riquinho se torna o único herdeiro da família. E agora se torna sem tempo para ter amigos. Ao ser surpreendido por seu mordomo, ele tira um dia de folga para ser criança e tomar decisões importantes enquanto isso, o que não agrada em nada o ambicioso Laurence que trama algo para ficar com toda a fortuna dos Ricos.
No seu elenco temos Macaulay Culkin como Riquinho Rico(Richie Rich); Jonathan Hyde como Herbert, o mordomo de confiança da família Rico; Edward Hermann como Richard Rich, o pai de Riquinho; Cristine Ebersole como Regina Rich, a mãe de Riquinho e John Larroquette como Laurence, o ambicioso CEO das empresas Rico. Na produção, o irmão mais novo de Macaulay, Rory Culkin o interpretou como sua versão mais jovem.
O QUE EU ACHEI ? (CRÍTICA)
O filme é basicamente uma homenagem a toda a obra das revistas Harvey Comics. Nas histórias de Riquinho, ele é o garoto mais Rico do mundo mas também é o mais triste, por não ter nenhum amigo para brincar. O longa segue a mesma das histórias em quadrinhos dos anos 50. Onde ele só quer ter amigos, mas como é um filme esse drama foi aumentado para uma trama muito maior.
O enredo do filme é bom, tem piadas nas horas certas e alguns momentos bem pastelão, assim como o humor da época do desenho animado e do que era comercializado como comédia nos anos 50, algumas cenas nos fazem lembrar dos "Três Patetas", mas bem rapidamente. Mas mesmo assim o filme não tem uma grande mensagem, aliás, ele não tem mensagem alguma, Estamos falando de um garoto rico, e o filme foi lançado em 1994 quando o EUA estava passando por algumas crises financeiras. Não é atoa que o filme foi um sucesso nos cinemas, afinal se você estivesse passando por problemas financeiros a última coisa que quer ver é alguém cujo os problemas financeiros não existem.
O filme foi muitas vezes exibido em vários lugares mas o revendo hoje eu acho um filme bem básico, sem grandes atuações, grandes tramas e muito menos uma imagem marcante. Sem contar que Culkin parece outra pessoa, como se tivesse perdido todo o carisma, em todo o filme ele é sisudo e duro, com uma postura quase que de um senhor de idade ranzinza. Se fosse escolher, esse com certeza não seria um dos melhores filmes de Macaulay Culkin.
NOTA: ★★★★☆☆☆☆☆☆ 4 ESTRELAS
VEJA O TRAILER DO FILME ABAIXO:
Comentários
Postar um comentário